Agricultores de Cururitinga inauguram feira semanal na praça

Produtos do interior vendidos na sede
Secom/Rodrigo Macedo

A partir desta sexta-feira, dia 9, moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória e áreas vizinhas, na zona sul, passam a contar com uma feira semanal de produtos agroflorestais, promovida conjuntamente pelas associações dos Pequenos Agricultores de Cururutinga e dos moradores locais, às sextas-feiras e sábados, das 6 às 12 horas. A ação conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, da deputada estadual Ângela Sousa e do administrador do bairro, Amil Gomes Santos, vereador Paulo Meio Quilo, administrador do bairro, Amil Gomes Santos e da Semac, através de Manoel da Hora.

Moradores do bairro e de outras partes da cidade aplaudem a iniciativa. Sara Lemos, residente no Malhado e servidora da Secretaria Municipal de Educação, ficou sabendo da feira e foi conhecer os produtos. “É uma ideia maravilhosa trazer os pequenos agricultores rurais para apresentar seus produtos de boa qualidade, sem agrotóxicos, tudo fresco, limpo, organizado, o que é importante para a população. E os preços bastante acessíveis. Espero que se repita sempre”, observa.

Sara Lemos salienta também a relevância da feira para a merenda escolar, que deve absorver a produção da agricultura familiar, conforme orientação do Ministério da Educação. O pequeno produtor da agricultura familiar e membro da associação de Cururutinga, Milton Santos, diz que, provavelmente, a feira do N. S. da Vitória se tornará uma “central de abastecimento” para toda a zona sul.

Qualidade - Para o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Valmir Freitas, a parceria entre a Prefeitura e a associação de agricultores resulta em um relevante benefício para a população. “A população está satisfeita e nossa secretaria está à disposição para contribuir com o sucesso desta feira e com o fortalecimento da agricultura familiar, principalmente porque será uma fonte de renda para os pequenos produtores”, destaca.

Rosália Landemberg, presidente da Associação dos Agricultores de Cururutinga, formada por 52 famílias, relata que a inauguração da feira marca a realização de um antigo sonho da região. “Por enquanto, a feira vai funcionar às sextas e sábados, mas depois, dependendo da demanda, poderemos nos organizar para acrescentar mais um dia da semana”, adianta. Também destaca a qualidade dos produtos comerciais oferecidos à população, sem agrotóxicos, e com garantia de qualidade.

A inauguração da feira contou com a presença do vereador Paulo Meio Quilo, um dos apoiadores da iniciativa. “Há muito tempo, estamos lutando por esta realização. É um compromisso cumprido com as comunidades de Cururutinga, Couto, Santo Antonio, Rio de Engenho e Nossa Senhora da Vitória, pois os agricultores não têm onde comercializar”, enfatiza.